O mundo pós pandemia, durante muito tempo temos sonhado com o fim da COVID-19 e devido ao avanço das vacinações podemos enxergar a luz no fim do túnel. A chegada da pandemia provocou mudanças em diversos setores no mundo inteiro, foram necessárias inúmeras adaptações para conseguirmos nos mantermos ativos, inclusive no mercado de trabalho.
Os espaços de trabalho precisaram ser reinventados, exigindo muita criatividade e competência de todos, muitos ajustes foram feitos com a intenção proteger a saúde física e mental dos colaboradores. Mas as mudanças não pararam por aí, já é possível visualizar as tendências para 2022 em relação aos tradicionais escritórios.
A pandemia foi o acontecimento que influenciou em maior parte tais mudanças, inúmeras pesquisas apontam que o retorno 100% das atividades presenciais pode não acontecer em todas as empresas que adotaram a modalidade home office e com essa certeza torna-se visível um novo modelo de escritório, salas fechadas, muitas repartições, pouco conforto estão com os dias contados em muitos setores.
Já é possível observar alguns pilares que estão estruturando o novo modelo de trabalho, são eles: Bem estar geral do colaborador, itens tecnológicos, ambientes de trabalho flexíveis e dinâmicos que se moldem a realidade individual.
Estar por dentro dessas mudanças e adaptá-las à realidade do seu negócio fará com que sua organização promova qualidade de vida aos seus colaboradores e impulsione resultados positivos como a produtividade pessoal.
Modelo de trabalho híbrido e os espaços tradicionais
O trabalho híbrido é uma modalidade que vem conquistando cada vez mais adeptos, através dele é possível que o colaborador trabalhe parte em regime home office e a outra parte no espaço físico da empresa. Um estudo realizado entre a IDC e do Google Cloud apontou que o modelo híbrido já é realidade como padrão em 43% das empresas brasileiras. A pesquisa foi realizada com quase 900 colaboradores de diversos setores em grandes empresas, no período entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.
De acordo com essa informação podemos levantar o seguinte questionamento: os escritórios “tradicionais” ainda terão lugar? Ao que tudo indica os centros empresariais, em que os colaboradores, obrigatoriamente, precisavam frequentar todos os dias, atuarão como bases para o estímulo da inovação e conexão entre a equipe.
Os escritórios serão espaços livres para os colaboradores utilizarem quando julgarem necessário.
Descentralização e fluidez
Com as equipes trabalhando individualmente de suas casas ou no modelo híbrido, as empresas percebem a necessidade de ajustar os seus processos, promovendo maior autonomia entre os funcionários. Para promover a fluidez e produtividade os líderes vêm optando pela descentralização das atividades tornando o trabalho mais leve e produtivo. Além disso, fomentar a autonomia e a descentralização contribui para o desenvolvimento das equipes.
Empresa mais produtiva no home office
A rotina vem confirmando uma mudança positiva no que diz respeito à produtividade no home office e algumas pesquisas trazem números interessantes sobre o tema, uma delas foi realizada pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a Em Lyon Business School, e apontou que 58% dos entrevistados estão mais produtivos trabalhando em casa. Porém, uma parte significativa dessas pessoas também afirmam que estão trabalhando mais e que sentem dificuldade na comunicação e em equilibrar as demandas pessoais.
Leia também: Sua equipe tem qualidade de vida? Descubra a importância no desempenho profissional
A melhora na produção de seus colaboradores vem fazendo com que as organizações adotem o modelo home office ou híbrido de forma permanente. Todavia, é imprescindível contribuir na manutenção da qualidade de vida dos funcionários, respeitando, por exemplo, os horários da jornada de trabalho dos colaboradores.
Outro ponto que merece atenção está relacionado ao fato de que nem todos os colaboradores podem dispor de uma estrutura adequada para trabalhar em casa. Nesse contexto, as organizações vêm oferecendo incentivos para que eles adquiram os itens básicos que garantam a ergonomia e um local adequado para o desempenho das funções, mantendo a qualidade de vida e o bem-estar.
A palavra de ordem
Adaptação, essa palavra vem sendo muito usada nesses 15 meses de pandemia, o mundo inteiro se movimentou para se adaptar rapidamente aos protocolos sanitários, termos saúde e também estabilidade financeira. Foi exigido um alto nível de reinvenção, criatividade e resiliência para podermos cruzar esse marco histórico da saúde pública, dessa forma estar pronto para mudanças se destaca como fator diferencial no mundo empresarial.
O Evertrack te ajuda nessa adaptação, com a implantação do software você poderá gerenciar a carga de trabalho da sua equipe, evitando o burnout dos colaboradores e contribuindo para uma rotina saudável de trabalho, através de relatórios detalhados é possível gerenciar a produtividade conciliada a saúde mental e motivação da sua equipe.