O trabalho remoto cresce de maneira impressionante no Brasil e no mundo, e com ele, também aumentam os riscos. A preocupação com a segurança das suas informações online, não pode ser esquecida e sim ser redobrada no home office.
É também responsabilidade do RH abordar o tema na política de trabalho a distância da organização e explicar aos colaboradores a relevância do correto manuseio dos dados da empresa.
O assunto segurança da informação precisa ser seriamente conversado e aplicado, trabalhar em casa é bom, mas deve ser feito com segurança. Juntamente com a liberdade e flexibilidade do trabalho remoto podem surgir ameaças à segurança dos dados organizacionais, uma vez que o trabalho está sendo executado fora da rede corporativa protegida.
Garantir que documentos e arquivos confidenciais permaneçam confidenciais é, definitivamente, uma questão que deve ser ponderada antes que a modalidade home office comece na sua organização.
Para tanto, hoje iremos trazer algumas dicas e cuidados importantes para estabelecer a sua política de segurança da informação no home office.
Investimento em comunicação
Muitos profissionais ao começar uma rotina de home office pode ficar um pouco perdido quanto às condutas. E, talvez, a segurança da informação seja a última preocupação do colaborador até por uma questão de falta de informação sobre o tema.
Neste caso, a comunicação prévia sobre o tema com o colaborador é válida, de um simples login no sistema à forma de armazenamento dos dados sensíveis da organização.
Deve ser considerado escrever uma série de tutoriais com orientações precisas de como o colaborador se portará em determinadas situações ou até mesmo ministrar treinamentos para capacitação.
Faça backups
Prevenir é melhor que remediar, certo? Para garantir que um problema de perda de dados ocorra é muito importante manter backups dos seus arquivos periodicamente. O ideal é armazenar as informações na nuvem. Se o seu computador for invadido o backup irá assegurar que seus dados não sejam permanentemente perdidos.
Perda de dados? Nunca mais!
Dispositivos eletrônicos
A organização na maioria dos casos concede um notebook e um celular para o funcionário em home office. Como esses dispositivos estão fora da segurança dos muros da organização, o cuidado deve ser redobrado. Antes da distribuição desses dispositivos deve-se certificar de que os dispositivos mesmo em repouso estejam criptografados, o que protegerá as informações ali armazenadas se forem perdidas ou roubadas.
Vale ressaltar que a maioria dos dispositivos modernos possui, hoje, criptografia embutida, mas deve estar certificado que está ativada e configurada. Felizmente, a maioria dos dispositivos inclui ferramentas que podem ser usadas para bloquear remotamente o acesso ao dispositivo, apagar os dados armazenados nele ou recuperar um backup. Entretanto, é preciso agir rápido nesses casos.
Certifique-se de que a equipe saiba o que fazer se o dispositivo for perdido ou roubado, como para quem denunciá-lo. Incentive os usuários (de maneira positiva e sem culpa) a relatar perdas o mais rápido possível. O relato antecipado dessas perdas pode ajudar a minimizar o risco para os dados.
Senhas fortes
A rede doméstica é menos segura do que a empresarial, isso nós já imaginamos, certo? Portanto, é sempre importante salientar a importância das senhas fortes utilizadas para realizar logins, sendo ainda mais benéfico se puder fazer a verificação de duas etapas nos serviços digitais. Essa autenticação exige, além de login e senha, um código a mais, que pode ser enviado por e-mail ou SMS.
O Evertrack oferece ferramentas para reforçar a segurança das informações da sua organização e dos seus colaboradores, ao utilizar a plataforma você poderá identificar comportamentos que colocam em risco as informações da empresa e que desrespeitam as regras de compliance, além de acesso a relatórios detalhados com informações de navegação web, aplicativos utilizados, horas trabalhadas, acesso a email pessoal, drives e muito mais.