A escuta ativa pode ser uma crucial na hora de se comunicar com seus clientes e colaboradores, escutar parece ser algo fácil e digamos até automático, mas saber ouvir é muito diferente de escutar.
Sem dúvida, a forma com que você se comunica, seja com seus clientes, seja com seus colaboradores vai definir o sucesso do seu negócio.
Pode-se dizer que a escuta ativa é uma prática, por meio dela, é possível entender melhor o que as pessoas realmente estão dizendo. A escuta ativa é uma técnica muito importante que contribui para um diálogo eficiente entre interlocutor e ouvinte. A ferramenta consiste em uma pessoa transmitindo a mensagem e a outra ouvindo, compreendendo e interpretando com atenção as informações fornecidas, seja de forma verbal ou não verbal.
Talvez você esteja se perguntando, a escuta ativa quer dizer que o ouvinte deve receber inúmeras informações passivamente? E já respondemos, não! A intenção dessa prática é que o ouvinte demonstre interesse genuíno pela fala do interlocutor e assim, estabelecer um vínculo com o mesmo.
Benefícios da escuta ativa
A escuta ativa traz inúmeros benefícios não só para o dia a dia, como também para o universo corporativo. Listamos alguns exemplos, veja a seguir.
- Ajuda a promover uma relação interpessoal
O primeiro grande benefício é a criação de uma relação interpessoal onde você é capaz de se comunicar com clareza e eficiência com qualquer pessoa, absorvendo informações relevantes e conteúdos que podem ajudar na relação com a equipe.
Uma comunicação mais eficaz também é capaz de gerar mais confiança entre as partes envolvidas.
A troca de informações e o interesse genuíno demonstrado por ambas as partes otimizam o relacionamento e mostram que o ouvinte, por sua vez, está preocupado o suficiente para prestar atenção, fazer perguntas e ser consultivo durante todo o processo de comunicação. A empatia é a palavra chave na escuta ativa, pois somente exercendo a empatia você estará genuinamente interessado pela fala da outra pessoa. Aprender a ouvir o outro sem deixar que questões pessoais interfiram e colocando-se na perspectiva do interlocutor é, sem dúvida, uma das formas mais eficientes de praticar a empatia.
- Raciocínio mais elaborado
Fazer perguntas abertas é uma maneira de estimular que a pessoa exponha o seu ponto de vista em relação a um assunto específico. Assim, o interlocutor poderá desenvolver um raciocínio mais elaborado, que permitirá ter uma dimensão mais completa sobre as percepções que ele tem em relação ao ponto abordado.
- Evitar ruídos na comunicação
Confirme com o interlocutor tudo aquilo que você escutou. Faça perguntas fechadas, de “Sim” ou “Não”, a respeito dos pontos mais importantes que você anotou. Elabore um resumo de tudo o que você entendeu e peça para que a outra parte dê a confirmação ou corrija qualquer erro de interpretação que você possa ter tido.
Por vezes temos o péssimo hábito de não nos concentrarmos em uma conversa totalmente, isso faz com que muitas informações fiquem perdidas. Estar atento e confirmar o que você ouviu ajudará a absorver cada vez mais informações relevantes que podem ser valiosas no seu dia a dia.
Isso é extremamente valioso para os processos de comunicação interna, gestão de colaboradores e apresentação de feedback. Um bom profissional saberá aproveitar essas informações de forma estratégica, garantindo o melhor desempenho da empresa.
- Dê um feedback para o interlocutor
Compartilhar com o interlocutor sua visão sobre o assunto é essencial para alinhar as perspectivas e confirmar se a escuta ativa foi realizada de forma bem sucedida.
- Redução conflitos organizacionais
Com o aumento da empatia e a comunicação muito mais clara, é possível reduzir conflitos e desentendimentos que costumam estar presentes no nosso dia a dia. Afinal, quanto mais atenção você dá para a fala, mais informações você absorve e menos desentendimentos acontecem.
- Sentimento de segurança
O sentimento de segurança costuma ficar mais evidente durante esse processo. Quando a absorção de informações e conteúdos interessantes se torna mais direta e clara, é possível ter muito mais segurança nas ações dentro do trabalho, otimizando os resultados e aumentando a performance.
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