É comum ouvirmos pessoas se referindo a empresa como sendo aquela que “faz aquilo” ou “é assim” e por vezes esquecemos afinal quem é a empresa. Uma organização não é uma pessoa jurídica com um único motivo de existência, uma organização é um conjunto de pessoas, histórias, culturas, experiências de vida, trajetórias, preocupações e ambições da mesma forma que os clientes não são apenas agentes numa relação comercial de serviço ou compra e venda, eles são pessoas com nomes, histórias, desejos, expectativas, frustrações, sonhos etc. Pensando na relação empresarial dessa forma tudo pode ganhar mais sentido pois são pessoas por trás de toda engrenagem que move o mercado.
Diante de inúmeros desafios na gestão de pessoas uma questão sempre aparece: “como continuar o engajamento da minha equipe?”
É possível que a resposta para esse questionamento esteja ao perceber as relações humanas em cada etapa desta jornada em busca de um objetivo.
Através de uma comunicação aberta e transparente é fundamental deixar sempre evidente quais são os propósitos maiores da empresa e identificar o ponto em comum na equipe que tende a ser o ponto crucial que irá impulsionar todos a esses objetivos. Os objetivos definidos por vezes podem parecer intangíveis, de certa forma, tangibilizar aquilo que se propõe alinha a transformação da estrutura com os objetivos organizacionais.
Há inúmeros benefícios em investir no engajamento constante da sua equipe, sendo a mais importante, o fator econômico.
A empresa que consegue manter seus funcionários alinhados e engajados, reduz drasticamente:
- o nível de demissões;
- o índice de insatisfação no ambiente de trabalho;
- a improdutividade;
- conflitos internos.
Em vista disso, a equipe engajada proporciona:
- maior produtividade;
- menor gasto com serviços de motivação;
- crescimento empresarial;
- maior índice de lucro.
Uma empresa cujo engajamento é mínimo ou falho, dificilmente conseguirá se manter firme e crescer. Lembre-se que todo processo de produção, venda e atendimento ao cliente é afetado quando as questões internas da empresa não estão bem resolvidas e estabelecidas.
Para isso, iremos enumerar alguns pontos para ajudar a manter sua equipe engajada:
- Quem é a sua empresa?
Ter sempre alinhado quem é sua empresa, os objetivos, os propósitos, onde quer chegar e quais são as políticas internas é fundamental para manter todos caminhando juntos na mesma direção.
- Relações internas
Dificilmente haverá motivação e dedicação em um ambiente onde haja críticas, rixas e intrigas, não é mesmo?
Oferecer uma gestão amigável e flexível faz com que a equipe se sinta à vontade no ambiente de trabalho e que se sintam motivados a oferecer propostas para melhorar a empresa.
A comunicação interna, assim como o bom relacionamento, precisa acontecer, tanto nas decisões a serem tomadas, quanto nas questões administrativas e rotina diária da empresa.
- Feedback, o grande aliado!
A prática de feedback é muito importante na rotina de trabalho. A falta de comunicação pode induzir a falhas dentro da equipe.
A comunicação bem feita proporciona aquela sensação de não se sentir sozinho e aumenta a parceria entre todos. Acompanhar e dar o retorno dos serviços prestados pelos seus colaboradores é importante, não somente para obter melhoras, mas também para que este se sinta valorizado.
- Capacitação como ferramenta
A capacitação contínua é importante no processo de alinhamento de objetivos. Quando o colaborador se sente apto para desenvolver uma atividade e, constantemente recebe novas orientações, é muito provável que você queira crescer consequentemente é muito mais fácil fazê-lo querer continuar ali e ser proporcionador e facilitador no crescimento da empresa em que está engajado.
Com todos esses pontos em mente devemos sempre lembrar que trata-se de pessoas, procurar compreender as dificuldades e trabalhar em equipe, torna o dia a dia mais prazeroso e motivador para todos.
Dispor de bons instrumentos capazes de mensurar, projetar e apontar as informações relevantes é parte importante nesse processo de engajamento e manutenção das equipes. Nestas horas os softwares de gestão são indispensáveis.
O software de gestão, além de potencializar o desempenho da equipe, reduzir erros e tempo de trabalho, ajuda a tornar a comunicação mais ágil e segura. Te convidamos a conhecer todas as funcionalidades do Evertrack, um software completo para gestão da sua empresa.