Também conhecidos como geração Y, os millennials representam uma faixa demográfica da população mundial. Alguns estudiosos diferem sobre as datas exatas, mas estima-se que essa geração representa os nascidos entre o período da década de 80 até o começo dos anos 2000.
Podemos falar que essa nova geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Vivendo em ambientes altamente urbanizados, os millennials presenciaram uma das maiores revoluções na história da humanidade: a Internet.
Muitos podem julgar essa geração como mimados, mas talvez eles apenas tenham prioridades diferentes.
Os millennials nos dias de hoje já são jovens adultos com responsabilidades, ambição e muita sede de inovações. Não é a toa que são os responsáveis por revolucionar o mercado de trabalho.
A cada nova geração, um novo perfil de profissionais surge, e também as estratégias para reter os melhores talentos. Abra sua mente e veja como evitar os 5 maiores erros apontados por essa geração quando se trata de gestão de pessoas e liderança.
A vida é pensada em todas as esferas
A mudança de padrão de comportamento é inevitável de uma geração para outra, em um tempo não muito distante ter uma vida estabilizada, segura com um emprego de anos era sinônimo de sucesso.
Os Millennials têm uma visão da vida diferente, por mais que possam amar seus trabalhos e funções, preza muito pelas experiências pessoais e não só a profissional.
Uma boa maneira de gerir esses profissionais é estar ciente que os millennials colocam suas vidas pessoais como maior prioridade, e que a melhor maneira de trabalhar com eles é respeitando isso. Esta é uma geração que traz novos limites às relações de trabalho. Com isso, tire mais proveitos e resultados destes profissionais dentro da rotina programada da jornada de trabalho.
Eles são movidos pela ambição de viver
Essa geração dá muito valor quando se identificam com a cultura da empresa, o “vestir a camisa” hoje tem muito mais critério. Não basta a promessa de sucesso, de futuro, a geração Y precisa encontrar no trabalho a mesma ambição que tem pelos próprios projetos pessoais. Quer aproveitar o máximo da capacidade profissional?
Não pressione-os ou tente convencê-los com discursos. Em vez disso, ajude-os de maneira prática a otimizar o tempo de trabalho e produtividade. Ofereça oportunidades reais de crescimento profissional e pessoal como estudo, oportunidades de viagem, bons contatos e chances de voar.
Esqueça o escritório tradicional
Sabemos que o trabalho remoto veio para ficar e há de se reconhecer que muitas profissões podem de forma eficaz desempenhar suas funções trabalhando fora dos tradicionais escritórios. Modernize as formas de trabalho na sua empresa. Permita que pessoas com personalidades diferentes produzam tudo que a empresa precisa da forma que elas sabem melhor. Aposte em jornada de trabalho flexível e outros tipos de contratações.
Leia também – 5 atitudes nas empresa que afastam os talentos
Libere o ato de opinar!
Millennials são por natureza pró-ativos gostam de poder experimentar, vivenciar, criar e sentir-se úteis. Não exija tarefas engessadas e metódicas desses profissionais, se o objetivo é gerar motivação e engajamento inclua-o nos processos de planejamento e criação, ou pelo menos ofereça a oportunidade de opinar sobre as tarefas; permita que ele sinta que é realmente importante para a empresa, e não apenas um parafuso na máquina.
Sem tempo para perder
Eles não hesitaram em repensar sua função caso se depare com uma situação onde não têm chances de crescer ou que a empresa não pode oferecer nada além de um salário fixo ao final do mês. Millennials enxergam que a vida é curta e eles têm pouco tempo para realizar seus sonhos e crescer e ser bem sucedidos. Se eles ficam entediados, ou se sentem estagnados, começam a abrir os olhos e ouvidos para oportunidades melhores.
Ínicio, meio e fim
Para geração passada ficar anos em um emprego era sinal de sucesso e estabilidade, a geração Y encara o emprego como oportunidade para atingir objetivos desejos e sonhos. Seja comprar um apartamento, pagar uma viagem, desenvolver habilidades e conhecimentos para abrir uma empresa própria, chegar ao topo da empresa, ou seja lá qual for o motivo.
É uma geração onde não se usa disciplinar a criatividade com metodologia, regras e etc é preciso sentir-se livre nos afazeres diários para que possam dar o seu melhor.
E talvez você esteja pensando que é uma geração mimada e cheia de querer, porém são profissionais extremamente capazes, criativos, proativos, responsáveis e competentes. Como todo choque entre gerações, pode haver um “estranhamento”, mas a verdade é que eles são apenas uma geração com prioridades diferentes, e isso não necessariamente é negativo, afinal, pode ser bem positivo se você souber trabalhar com eles sem tentar impor o seu estilo de vida e a sua forma de enxergar as coisas.
Leia também – Sucesso: como as pessoas estão redefinindo a ambição profissional
O Evertrack te ajuda!
O Evertrack é um software completo que gerencia produtividade e utiliza dados coletados para contribuir com análise estratégica das equipes, criar equipes engajadas, reduzir o desgaste, fortalecer a comunicação e promover um ambiente remoto integrado e saudável. Obtenha dados que ilustram o cenário e facilitam a comunicação com sua organização, propiciando uma gestão cada vez mais assertiva.