Muito se discute sobre a volta ou não volta do trabalho físico à medida que avançamos com a vacinação e os números da pandemia diminuem. Após a longa experiência de trabalhar remotamente, muitas pesquisas trazem a intenção dos profissionais em relação ao futuro do trabalho e pode-se dizer que as opiniões estão divididas.
Alguns (poucos) anos atrás não poderíamos estar abordando um assunto como esse, desde a época da revolução industrial, íamos todos para o local onde se trabalhava, pois era ali que as máquinas ficavam, então a mão-de-obra tinha que estar no mesmo lugar. Quando os computadores foram introduzidos pela primeira vez, ainda tínhamos que ir para um local principal onde os computadores estavam alojados para concluir nosso trabalho, pois eles eram muito grandes e caros para serem colocados em um ambiente doméstico, o fato é, a tecnologia evoluiu de forma assustadora em todos os aspectos e hoje a grande dificuldade é não se ver conectado. Graças à acessibilidade da internet e da tecnologia do celular e 4G, muitos de nós podemos trabalhar apenas acessando nossos telefones.
Mas, independentemente do número de dias que uma pessoa trabalhe em um escritório ou em casa, algumas questões fundamentais não mudam, por exemplo, a confiança na equipe. A confiança sempre foi uma faceta importante do gerenciamento do desempenho e um dos elementos vitais para uma relação de trabalho bem-sucedida.
No modelo de trabalho que acreditamos ser o tradicional era comum o gestor ver sua equipe sempre que quisesse, os escritórios começaram adotar o modelo de plano aberto, onde era possível ver o que cada um estava fazendo. Por muito tempo a meta foi essa: se o colaborador estivesse sentado na mesa de trabalho, então ele estava trabalhando, independente das entregas.
Leia também: Como saber se meu colaborador está trabalhando corretamente no Home Office?
Agora, no atual cenário em que não é possível mais ser visto o tempo todo, como será nutrida a confiança?
Esse novo modelo exige que os gestores demonstrem que confiam em seus funcionários mesmo quando não podem vê-los trabalhando, porém ainda não tem exemplo de como esse nível de confiança funciona, por isso temos que construir novos modelos mentais.
A confiança é um componente vital no desenvolvimento do engajamento dos funcionários, e altos níveis de engajamento levam a altos níveis de desempenho organizacional. A confiança é vista como a base para o sucesso da equipe.
Leia também: Como encarar o desafio de manter sua equipe engajada
A confiança era muitas vezes deixada de lado no modelo tradicional. Mas, no novo ambiente de trabalho pós-pandemia, os líderes e gerentes precisam confiar ativamente, para estabelecer uma dinâmica eficiente no trabalho remoto. Sem esse laço entre os colaboradores, fica difícil estabelecer um ambiente produtivo e com comunicação clara, o que torna a dinâmica de trabalho mais burocrática, lenta e, consequentemente, mais custosa.
Leia também: Sua empresa está em home office? Conheça a importância de ter um bom monitoramento
É de suma importância lembrar que empresas não são feitas de um CNPJ e um local físico, as empresas são feitas por pessoas, que são a engrenagem do negócio. Muito mais do que obrigações ou metas a serem cumpridas, as pessoas precisam ter um propósito, porque aí sim elas terão o sentimento de que estão realizando algo, de que há uma confiança sendo depositada nelas e de que elas são úteis e valorizadas pela empresa.
Em contrapartida, quando não se pode observar confiança em um ambiente de trabalho, os mal entendidos acabam prevalecendo, criando um ambiente de insegurança e pouca comunicação. A falta de confiança também diminui o senso de pertencimento, o que deixa o colaborador mais inseguro e prejudica o cumprimento dos propósitos da empresa e a produtividade.
A desconfiança dentro de uma equipe custa caro, cria lacunas, desencontros, ruído na comunicação entre outras questões que irão desestabilizar a equipe.
“A desconfiança cria pontes organizacionais, e isso quebra a produtividade e a comunicação. Prezar pela confiança como um dos itens principais da organização não é balela, é algo comprovadamente muito mais barato, rápido e produtivo para a instituição”, diz Rubem Andrade.
O Evertrack é um software completo totalmente web, que utiliza os dados coletados para contribuir com análise estratégica das equipes, criar equipes engajadas, reduzir o desgaste, fortalecer a comunicação e promover um ambiente remoto integrado e saudável. Além disso ele traz transparência para o gestor e colaborador, ao dar visão para os ambos da jornada de trabalho.