Os trabalhadores estão cada vez mais examinando os pacotes de benefícios à medida que avaliam as oportunidades de emprego. O que eles buscam?
Não necessariamente os profissionais buscam salários mais altos e sim um pacote de benefícios atraente, essa busca por vantagens tem como objetivo atender às suas necessidades reais e negociar coisas que realmente importam para eles, como melhores políticas de licença e trabalho flexível.
É claro que, embora as empresas tenham interesse em manter funcionários felizes e saudáveis, o resultado financeiro ainda reina. Mas, pode-se dizer que empresas e trabalhadores estão se encontrando em um novo tipo de negociação, à medida que os funcionários descobrem o que é razoável pedir e as empresas decidem quanto dar.
É notável que hoje, os funcionários, tanto os existentes como os novos contratados, estão negociando benefícios como serviços de saúde mental e bem-estar, trabalho flexível e licença remunerada que melhor se adaptem ao seu dia a dia. É uma tendência que vem crescendo à medida que o recrutamento e a retenção de talentos se tornaram uma prioridade. A pandemia acelerou (também) essa busca, os trabalhadores almejam serem vistos como os indivíduos que são, em vez de apenas partes de um todo. Essa nova visão das circunstâncias individuais dos funcionários tendem a refletir na maneira como as empresas oferecem os benefícios, por exemplo, cuidado com a saúde mental.
O trabalho híbrido ou remoto é outra área com crescimento absurdo, após os 18 meses de isolamento ficou comprovado que a maioria dos profissionais podem exercer sua função com eficácia, em qualquer lugar, e não se trata apenas de saber se você pode estar fisicamente fora do escritório, mas se a empresa oferece benefícios que o ajudem a prosperar fora dele.
Leia também: Como encarar o desafio de manter sua equipe engajada
Em outras palavras, existe a expectativa de que as empresas sustentem seus colaboradores mesmo quando não estiverem trabalhando. Isso é pelo menos em parte porque a linha entre trabalho e vida tornou-se muito tênue. Tem-se trabalhado mais horas do que nunca e, para muitos, os empregos se estendem até as horas “livres” e outras áreas da vida. Como resultado, os colaboradores estão buscando uma parceria com o trabalho onde espera-se que sejam cuidados não apenas no trabalho e sim na sua vida.
É claro que um bom salário ainda é levado em consideração, afinal, vivemos no capitalismo mas está longe de ser a única coisa que importa. Os funcionários estão pedindo garantias, e querem sentir que as empresas vão investir neles a longo prazo.
As ofertas de benefícios, dizem muito como as organizações enxergam seus profissionais, sentir que é cuidado, que está sendo visto é fundamental. Acredita-se que os profissionais pensam “Tudo bem, você pode igualar minha remuneração, mas se você não puder igualar esses benefícios, arrisco alguém que o fará”.
Conheça o Evertrack, seu aliado no mercado de trabalho moderno, o software que permite gerenciar a carga de trabalho da sua equipe, evitando o burnout dos colaboradores e contribuindo para uma rotina saudável de trabalho, através de relatórios detalhados é possível gerenciar a produtividade conciliada a saúde mental e motivação da sua equipe.