Em 2020, houve a intensificação do trabalho remoto diante da necessidade de isolamento social em diversos países, incluindo o Brasil. O trabalho remoto foi uma forma de garantir o isolamento social e ainda manter as atividades e o funcionamento das empresas de alguns ramos. Esse cenário trouxe e continua trazendo uma série de desafios, principalmente no que se refere à comunicação interna com a equipe de trabalho.
Construir uma boa comunicação no ambiente de trabalho é fundamental para qualquer empresa. Manter a equipe alinhada e unida é importante para que haja qualidade na produção de trabalho dos colaboradores.
A comunicação assertiva virou um grande desafio com a distância física das equipes. Afinal, como realizar a comunicação interna de maneira eficiente à distância?
Confira nossas dicas!
Expectativas
Transmitir todas as informações pertinentes sobre a organização e o que acontece no seu dia a dia aos funcionários é o objetivo da comunicação interna, é a maneira de alinhar o entendimento entre a empresa e seus colaboradores.
Nem sempre é possível ser tão claro quando se está à distância, por isso comunicar as expectativas e não deixar que as pessoas façam suposições é um ponto importante. Se você gerencia pessoas, seja claro com elas sobre qualquer expectativa de comunicação e produtividade nova ou diferente que tenha agora que sua equipe está trabalhando remotamente.
Uma dica valiosa é investir na transparência na hora de compartilhar informações com a equipe. Isso porque, no ambiente doméstico, pode ser difícil o colaborador entender qual a melhor forma de trabalhar, as horas de dedicação às atividades e os resultados esperados.
Canais de comunicação
Escolher um canal que seja adequado à realidade e às necessidades da sua equipe é uma das principais estratégias quando se fala em home office. Diante da nova realidade de trabalho, muitas vezes o colaborador pode não saber que canal utilizar, não sabe se manda uma mensagem, se convoca uma reunião, se utiliza o canal de comunicação interna da empresa ou se espera a resposta de um e-mail, podendo se sentir perdido diante de tantas opções.
Portanto, selecionar quais canais de comunicação serão utilizados e a função de cada um deles é primordial.
Comunicação “cara a cara”
A comunicação ‘cara a cara’ mesmo que seja através de uma plataforma de videoconferência tende a ser eficaz. As pessoas valorizam e precisam ver um rosto amigável (pelo menos) de vez em quando.
Seja uma reunião com a equipe ou um canal para estar mais perto do colaborador, sentir que pode ser ouvido é uma forma de passar segurança, esse canal é importante para uma boa comunicação interna, pois assim é possível que a organização entenda bem o que seus colaboradores precisam e qual é a melhor forma de auxiliá-los.
Reforce a cultura organizacional
Manter viva a cultura da empresa pode ser uma tarefa difícil em tempos de home office. Trabalhar na divulgação dos valores, missão e objetivos da organização é bom para que os colaboradores não os esqueçam.
Estabelecer uma rotina de comunicação é uma ótima ferramenta para sempre trazer à tona a cultura organizacional.
Crie o hábito de comunicar
Informar a equipe sobre seus horários e hábitos de trabalho delimita uma importante janela de comunicação.Estabelecer um momento no qual todos os membros do time se comuniquem, mesmo em home office, planejar reuniões mais longas periodicamente também pode ser importante.
Uma breve reunião com os membros da equipe no início e no final do expediente, por exemplo, é uma ótima forma de manter a comunicação interna e criar um hábito nos colaboradores.
Quanto mais orientação e limites, menos mal-entendidos tendem a ocorrer e mais fluido será o trabalho remoto.
Use o celular para ligações (também)
Com as inúmeras ferramentas de textos e áudios nós tendemos a perder a familiaridade com a ligação telefônica. E-mail, texto, mensagens instantâneas, Slack e outros métodos de comunicação escritos são ótimas ferramentas, mas são mais propensos a provocar mal-entendidos. Quando perceber que isso está acontecendo, pegue o telefone e resolva a questão com uma conversa.