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O que as organizações esperam dos seus líderes?

Diante da ampla concorrência do mercado de trabalho e todo o dinamismo vivido hoje, estar preparado para assumir responsabilidades faz toda diferença para o sucesso de uma empresa, portanto estar pronto para um cargo de liderança será decisivo. Por isso levantamos o seguinte questionamento: o que as organizações esperam dos seus líderes?

Os modelos de liderança evoluem em paralelo às mudanças sociais e do trabalho, os líderes precisam estar em sintonia com o seu tempo. A forma de exercer a liderança pode evoluir, mas a sua essência permanece a mesma.  

A expectativa não está ligada somente à meta e objetivo concreto, a expectativa ultrapassa isso. Diretamente não se pode cobrar que um líder corresponda a elas, porém, elas existem. Abaixo iremos listar os pontos mais esperados e observados em um líder. 

Entregas

É inevitável atribuir os resultados de uma área ao líder da mesma, resultado esse que compõe o resultado macro da empresa, portanto, prestar contas da sua área para seu superior imediato e para outras áreas pode ser um orgulho ou um pesadelo, o resultado da área, mesmo que causado pelo mau desempenho de alguns colaboradores, é responsabilidade do líder. Um resultado negativo nem sempre deriva de má gestão.

Relacionamento com outros gestores

A empresa espera que você coopere com outros gestores e áreas da organização, Ninguém faz tudo sozinho e achar que agir isoladamente trará vantagens é ultrapassado e um grande equívoco. É comum reclamações de disputa entre gestores, isso acaba prejudicando a implantação de projetos e estratégias. 

O trabalho em equipe e a disposição em colaborar são competências exigidas e observadas pelas empresas, simplesmente porque o resultado é maior produtividade. 

Aptidão para a mudança

Sabemos que de modo geral, somos resistentes à mudança, principalmente à mudança no nosso ambiente de trabalho. Na hora da mudança o colaborador olha para 2 lugares: para a alta administração e para seu gestor imediato, se essas duas áreas não estiverem alinhadas o colaborador tende a não aderir prontamente a mudança ou vai criar uma resistência maior ainda. Saber como se posicionar em questões críticas, o modo de abordar seus colaboradores vai ser, com certeza, crucial no comportamento da equipe. 

Integridade percebida

Seguir as leis e procedimentos internos é o mínimo que se espera de qualquer líder na organização, é necessário ir além. Líderes devem ser íntegros diariamente, evitando condutas moralmente reprováveis, pois estas são incompatíveis com uma liderança eficaz.

Vem sendo um tendência exponencial o repúdio de gestores que fazem gracejos a funcionárias ou propostas duvidosas, bem como casos questionáveis Uma equipe não irá seguir um líder de integridade questionável. Ela pode até seguir suas ordens e manter um bom desempenho, mas não se sentirá liderada.

Inovação

Ser um líder que tenha escuta ativa é determinante na maioria das vezes, uma vez que os próprios colaboradores têm ideias importantes para melhorias, cabendo a liderança o papel de ponderar, ajudá-los a lapidar a ideia e também a implementar. Em algumas situações os gestores podem ser a maior trava para melhorias em processos. A equipe quer melhorar e o gestor simplesmente não deixa, seja por medo de falhar, por não acreditar na equipe, ou mesmo por teimosia. Para ser um líder efetivo você deve incentivar e permitir que sua equipe proponha e implante melhorias em suas rotinas.

Um líder que por algum motivo sai da área sem melhoria em algum processo pode ser visto com uma grande falha.

 

Ambiente e a cultura da organização

Compreender os fluxos da empresa bem como as diversas áreas que interagem, os clientes, os concorrentes e as condições gerais do mercado são atribuições importantes para um líder. Não basta ser um grande especialista em sua área sem compreender o contexto onde a área e a organização estão inseridas. O poder de observação e a curiosidade sobre como as coisas funcionam são pré-requisitos para a visão sistêmica, que percebe como todas as coisas interagem, e para a visão estratégica, que mostra como as coisas poderão ser melhores no futuro a partir de mudanças que podemos fazer no presente. 

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