Produtividade

Como saber se meu colaborador está trabalhando corretamente no Home Office?

O trabalho em home office é uma forma de prestação de serviços que vem se tornando cada vez mais comum no Brasil desde o ano passado, sendo uma das melhores opções às empresas em razão da pandemia do Coronavírus e da necessidade de isolamento social. Mas muitas questões vêm à tona, não é mesmo?

O monitoramento de atividades em home office ainda gera muitas dúvidas, especialmente quanto à forma e aos seus limites.

Como fazer a gestão da equipe?

A empresa deve comunicar claramente as expectativas de entrega aos colaboradores em home office, durante o período de afastamento presencial, seja ele momentâneo ou definitivo. Definir objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis traz segurança e objetividade na organização da rotina de trabalho.

A gestão eficaz do trabalho em home office também exige que se estabeleçam e comuniquem regras claras aos trabalhadores.

Como saber se estão trabalhando?

As estatísticas de home office revelam que o modelo de trabalho é o sonho de muita gente: uma pesquisa realizada pelo Buffer no final de 2019 mostrou que 98% dos funcionários e trabalhadores entrevistados gostariam de trabalhar remotamente ao menos uma vez na vida.

Saber de que forma os funcionários encaram o trabalho remoto muitas vezes é uma tarefa difícil.  Um monitoramento em tempo real pode ajudar seus funcionários a focar seus esforços nas tarefas de trabalho.

Checklists diários/semanais de atividades e ponto digital fornecem suporte crucial a colaboradores e à organização.

Como vou saber se estão sendo produtivos?

É importante garantir que os colaboradores possuam conhecimento das ferramentas que serão utilizadas no trabalho em home office. Isso é essencial tanto para a prestação das atividades quanto para a qualidade delas e produtividade. 

Por mais que os membros da sua equipe estejam longe fisicamente, marcar reuniões periódicas para discutir indicadores, como eles estão e como evoluem é essencial para manutenção da equipe. Outro ponto que deve ser lembrado é a importância do gestor exercitar a escuta ativa, no sentido de acolher as preocupações e dificuldades, esclarecendo as dúvidas com tolerância e incentivo.

Um dos grandes desafios de algumas empresas é dar suporte aos seus funcionários que estão em trabalho remoto, às vezes deixando-os completamente sozinhos. Uma situação de falta de suporte pode fazer com que estes funcionários gastem tempo resolvendo problemas que não são de suas alçadas, se sintam menos compromissados com seus deveres ou trabalhem sem a motivação e dedicação necessárias.Essas questões são importantes e determinantes para a manutenção da produtividade durante o modelo home office do seu negócio.

O Evertrack tem a solução completa para monitorar seu time em home office ou no escritório, otimizando a gestão do tempo e tarefas, trazendo insights valiosos sobre seu time, de forma ágil e eficiente ?

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