Com a (infeliz) chegada do vírus do COVID-19 em nossa sociedade, fomos obrigados a nos adaptar a essa nova realidade para não pararmos nossas vidas. O grande destaque dessa adaptação foi o trabalho remoto ou também conhecido, home office. E hoje em dia surge um grande questionamento, o home office veio para ficar?
Os resultados vêm da terceira pesquisa anual da Globalization Partners que realizou um estudo onde mostra que várias empresas em todo o mundo estão considerando tornar o trabalho remoto um elemento permanente após a pandemia. Cerca de 63% das organizações com mais de 250 colaboradores no seu quadro demonstram que estão pensando em tornar o trabalho remoto uma configuração permanente após a pandemia. Apenas 25% disseram que não, enquanto 12% disseram que suas empresas sempre fizeram trabalho remoto antes da pandemia e seguem assim.
De acordo com a pesquisa, 48% relataram estar mais felizes com seu trabalho desde a transição para modelos remotos. Outros 41% disseram que a configuração remota não afetou sua produtividade, enquanto os 11% restantes disseram que estavam menos satisfeitos com suas funções desde que migraram para o modelo remoto.
Contudo, apesar da maioria dos funcionários responder que estava mais feliz com sua função geral, cerca de 32% disseram que se sentem menos conectados com seus colegas desde o início do home office. Foi a segunda maior resposta na pesquisa. Uma maioria de 38% disseram se sentir tão conectados com seus colegas de trabalho quanto antes do início da configuração do trabalho em casa. Cerca de 28% disseram que se sentem ainda mais ligados aos colegas.
- O equilíbrio como desafio
Uma pauta desafiadora é atingir o bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal durante a configuração remota. Metade dos entrevistados citou o equilíbrio como o fator mais significativo, seguido por fazer parte de uma equipe com 41% e ter as ferramentas certas para o trabalho ocupando o terceiro lugar com 38%. A remuneração foi o quarto tópico mais importante para uma experiência de trabalho remota positiva, com 36%.
- Divergência de opiniões
O trabalho remoto tem gerado polêmicas e dividindo opiniões gerando embates e discussões. Embora muitos líderes e colaboradores vejam as vantagens de trabalhar no conforto de suas próprias casas, alguns líderes acreditam que o retorno ao escritório é fundamental.
Os empregadores que imaginavam que essa pandemia duraria apenas alguns meses, agora estão sendo desafiados a rever sobre a continuidade desses arranjos no futuro, pós-pandemia.
O fato é que a sociedade mudou e com ela toda a rotina diária dos afazeres, incluindo o formato da atividade laboral. A maioria dos colaboradores está demonstrando querer realmente a continuidade do trabalho remoto ou pelo menos, híbrido e com isso o mercado mostra que as organizações precisam começar a rever de forma definitiva esse “novo” modelo de rotina, caso contrário, os colaboradores podem optar por buscar soluções que atendam suas expectativas. O Evertrack é a solução completa para monitorar seu time em home office, otimizando a gestão do tempo e tarefas, trazendo insights valiosos sobre seu time, de forma ágil e eficiente contribuindo para a produtividade da equipe.