Abordar o assunto sobre o monitoramento dos colaboradores no home office pode ser um assunto muito delicado e polêmico, certo? Esse tema costuma dividir opiniões.
Perguntas do tipo “Esse monitoramento é ético?”, “é realmente necessário?” são comuns quando essa questão é levantada.
Porém, muitas empresas precisam desse tipo de acompanhamento por diversos motivos, e podemos assegurar que a prática é legal.
O primeiro ponto ao pensar em colocar em prática é levantar o questionamento de como isso pode ser feito sem constranger os colaboradores e/ou sem que eles sintam que sua privacidade está sendo perdida.
Por definição podemos dizer que o “monitoramento de colaboradores” é o processo de verificar, supervisionar e acompanhar as operações realizadas por eles durante o trabalho.
Muito se associa o monitoramento a algo negativo, como a sensação de estar sendo fiscalizado o tempo inteiro, mas a prática é amparada por lei e pode ser muito benéfica para todos da organização.
Ainda não existe uma legislação específica para esse assunto, porém o ordenamento jurídico brasileiro se baseia em diversas leis para elaborar um consenso a partir do entendimento comum. Para abordarmos corretamente o assunto e com respaldo jurídico, vamos utilizar o que diz a nossa Constituição Federal. No artigo 5º, inciso X, temos a definição da importância de se preservar a intimidade individual:
X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.
É entendido que as empresas têm o direito de zelar pela segurança e saúde do seu negócio e fiscalizar os seus ambientes e as pessoas que desenvolvem suas atividades. O monitoramento pode ser feito e é legal, desde que observadas premissas básicas que não infrinjam direitos garantidos aos cidadãos.
Para soar estranho para os colaboradores falar nas “vantagens” que o monitoramento promove, muitos veem a prática como algo incômodo e por vezes até desnecessário. Por isso, é fundamental mostrar que o assunto vai muito além de apenas monitorar e que há benefícios.
Monitoramento e a produtividade
Durante o home office temporário ou definitivo a melhor forma de identificar a produtividade dos colaboradores é por meio da gestão das suas atividades.
Através do monitoramento é possível saber quem está iniciando o trabalho no horário, se ausentando demais do trabalho e o quanto estão rendendo durante o expediente.
A partir desse acompanhamento é possível identificar os gargalos existentes, propor alternativas e estratégias para melhorias e entender a realidade dos colaboradores. Além de ter dados para gerenciar melhor a carga de trabalho, evitando o burnout dos colaboradores e melhorando a saúde mental da sua equipe. Pessoas motivadas produzem mais em menos tempo.
É aconselhável sempre pedir feedbacks para os colaboradores para haver contribuição para desenvolver o negócio de forma mais satisfatória e eficiente para eles.
A forma correta de adotar o monitoramento de funcionários
Não podemos deixar de falar que pode haver muitos excessos por parte de algumas organizações. Os limites do bom senso não podem e não devem ser esquecidos, caso contrário, acabam extrapolando ao implementar esse tipo de ação.
Quando isso ocorre, os colaboradores trabalham inseguros, não ficam à vontade para realizar suas tarefas, sentem-se excessivamente controlados e não agem naturalmente.
Tudo isso que citamos acaba influenciando diretamente no fluxo de trabalho de forma pouco ou nada saudável.
O interessante do monitoramento é passar para os colaboradores que através desse acompanhamento podem ser aproveitados os dados para criar equipes engajadas, reduzir o desgaste, promover treinamento e incentivar uma boa competição de produtividade recompensando os melhores desempenhos.
Transparência
A implementação de um software de monitoramento deve ser feita com total transparência pela empresa. Isso é inquestionável, a empresa deve informar a todos os colaboradores sobre as políticas internas adotadas e de que forma o monitoramento é feito.
É uma ação que deve ser discutida internamente e alinhada com toda a equipe por meio de uma comunicação efetiva e clara, se os líderes não conversam sobre a necessidade de monitoramento de forma transparente, os colaboradores passam a se sentir incomodados podendo procurar respostas legais para esse tipo de execução.
Para uma implementação eficiente do software de monitoramento a empresa deve ter como premissa a comunicação aberta e investir em treinamentos adequados.
Estabelecer as condições em contrato
Para segurança de ambas as partes, colaborador e empresa, e para que nenhuma das partes saiam prejudicadas, é ideal estar claro no contrato de trabalho, é direito do trabalhador saber quando e de que maneira seu trabalho e suas ações estão sendo monitoradas.
Futuramente se o trabalhador questionar na justiça, por exemplo, a empresa terá o respaldo jurídico de que ele sempre esteve ciente da política interna e da forma que o monitoramento foi realizado.
Instruir gestores
Podemos partir do pressuposto de que os gestores da empresa têm ciência sobre a importância de utilizar o monitoramento e as informações obtidas por meio dele com sabedoria.
Porém nem todos os líderes de áreas podem ter a sensibilidade para lidar com os recursos. Para evitar que esse tipo de problema ocorra é importante ter treinamentos e instruções para orientar quanto às particularidades de cada processo adotado para o acompanhamento dos funcionários.
Isso evita que a liderança tenha uma postura desalinhada com a cultura da empresa.
Criar um regulamento interno
Criar um regulamento interno é a melhor forma de padronizar o processo da implementação. É importante descrever como será o processo de coleta das informações sobre o software e como são utilizados, orientar os colaboradores sobre a necessidade de realizar o monitoramento e deixar essas informações acessíveis a todos que entrarem na instituição.
Com esses pontos em pauta a implementação do software tende a ser clara e efetiva e irá contribuir para o sucesso da sua equipe e da sua empresa.
Com o monitoramento da Evertrack você poderá ter relatórios on-line detalhados de produtividade por equipe e colaboradores, com informações sobre histórico de navegação web e aplicativos utilizados. Esses dados ajudam a realizar análises, identificando pontos de melhoria, e eliminar distrações e maus hábitos com base em dados.