Segurança da informação no Home Office
Como garantimos a segurança da informação no home office?
O trabalho remoto cresce de maneira impressionante no Brasil e no mundo, e com ele, também aumentam os riscos. No home office, redobre a segurança das suas informações online. Não a esqueça!
É também responsabilidade do RH abordar o tema na política de trabalho a distância da organização e explicar aos colaboradores a relevância do correto manuseio dos dados da empresa.
Fale e aplique a segurança da informação com a seriedade que ela merece. Trabalhar em casa é bom, mas exige segurança. A liberdade e flexibilidade do trabalho remoto abrem portas para ameaças à segurança dos dados organizacionais, pois o trabalho ocorre fora da rede corporativa protegida.
Garanta que documentos e arquivos confidenciais permaneçam assim. Essa é, definitivamente, uma questão que sua organização deve considerar antes de iniciar a modalidade home office.
Para tanto, hoje iremos trazer algumas dicas e cuidados importantes para estabelecer a sua política de segurança da informação no home office.
Investimento em comunicação
Muitos profissionais ao começar uma rotina de home office pode ficar um pouco perdido quanto às condutas. E, talvez, a segurança da informação seja a última preocupação do colaborador até por uma questão de falta de informação sobre o tema.
Neste caso, a comunicação prévia sobre o tema com o colaborador é válida, de um simples login no sistema à forma de armazenamento dos dados sensíveis da organização.
Escreva uma série de tutoriais com orientações precisas sobre como o colaborador deve agir em determinadas situações, ou até mesmo ministre treinamentos para capacitação.
Faça backups
Prevenir é melhor que remediar, certo? Para garantir que um problema de perda de dados ocorra é muito importante manter backups dos seus arquivos periodicamente. O ideal é armazenar as informações na nuvem.
Se invadirem o seu computador, o backup garantirá que você não perca seus dados permanentemente.
Perda de dados? Nunca mais!
Dispositivos eletrônicos
A organização na maioria dos casos concede um notebook e um celular para o funcionário em home office. Como esses dispositivos estão fora da segurança da organização, redobre o cuidado. Antes de distribuí-los, certifique-se de que estejam criptografados, mesmo em repouso. Isso protegerá as informações ali armazenadas em caso de perda ou roubo.
Vale ressaltar que a maioria dos dispositivos modernos possui, hoje, criptografia embutida, mas deve estar certificado que está ativada e configurada. Felizmente, a maioria dos dispositivos inclui ferramentas que podem ser usadas para bloquear remotamente o acesso ao dispositivo, apagar os dados armazenados nele ou recuperar um backup. Entretanto, é preciso agir rápido nesses casos.
Certifique-se de que a equipe saiba o que fazer se o dispositivo for perdido ou roubado, como para quem denunciá-lo. Então, incentive os usuários (de maneira positiva e sem culpa) a relatar perdas o mais rápido possível. O relato antecipado dessas perdas pode ajudar a minimizar o risco para os dados.
Senhas fortes
A rede doméstica é menos segura do que a empresarial, isso nós já imaginamos, certo? Portanto, sempre saliente a importância de usar senhas fortes para logins. É ainda mais vantajoso ativar a verificação de duas etapas nos serviços digitais. Essa autenticação requer, além de login e senha, um código adicional que o sistema envia por e-mail ou SMS.
O Evertrack oferece ferramentas para reforçar a segurança das informações da sua organização e dos seus colaboradores, ao utilizar a plataforma você poderá identificar comportamentos que colocam em risco as informações da empresa e que desrespeitam as regras de compliance, além de acesso a relatórios detalhados com informações de navegação web, aplicativos utilizados, horas trabalhadas, acesso a email pessoal, drives e muito mais.
